Publicidade

24 de set de 2018

O que é um Nevo sebáceo

O nevo sebáceo, conhecido como nevus sebáceo de Jadassohn é um hamartoma circunscrito que pode aparecer no couro cabeludo, pescoço e no rosto.
Descrito em 1895, por Jadassohn, este tipo de lesão pode apresentar uma variação, em linear ou oval, com tamanho de 1 a 10 cm.
Características
Como característica ela pode apresentar-se elevada na adolescência e papilomatosa devido às alterações hormonais que podem acontecer neste período.
Este nevo organóide ou hamartoma circunscrito predomina nas glândulas sebáceas e tem aparência de uma placa amarelada.
O processo de transformação acontece em 10-15% das lesões conforme as séries, porém, os trabalhos mais novos demonstram um percentual menor.
Com incidência na adolescência ou idade adulta, estas modificações aparecem em crianças menores de cinco anos. Geralmente a neoplasia mais comum é o carcinoma basocelular.
Neste caso pode ser estabelecido o diagnóstico diferencial com nevus epidérmico e aplasia cútis. Nas placas marrom-claras, alaranjadas ou amareladas, elas são elevadas e demonstram-se espessadas e nodulares.
Causas
Em relação às causas do nevo sebáceo pode ser devido à combinação de anomalias epiteliais e não epiteliais, devido as lesões que favorecem a malformação que afeta o mesoderma e o ectoderma.
Diante disso, o nevo sebáceo não produz sintoma, portanto, ele torna-se visível no nascimento ou poucas semanas após.
Cuidados
Os tumores comuns são o carcinoma basocelular e o siringocistoadenoma papilífero, na vida adulta, por isto, recomenda a excisão cirúrgica durante a adolescência.
Além disso, por meio da dermatoscopia um procedimento de técnica semiótica não invasiva, é útil, pois faz o diagnóstico de diversas lesões de pele, seja por observação in vivo que ajuda na especificação de algumas doenças.
De qualquer forma o tratamento é a ressecção cirúrgica desta lesão. Entretanto, o tumor benigno comum é o tricoblastoma. Além deste existe outros tumores benignos e maligno com o siringocistoadenoma papilífero surgem de glândulas sudoríparas apócrinas, ceratoacantoma, cistoadenoma apócrino, leiomioma e carcinoma de células sebáceas.
Dificilmente os carcinomas apócrinos e poromas écrinos malignos são reportados, por isto, pode ocasionar metástases disseminadas e morte.
Tratamento
O nevo sebáceo e o nevo epidérmico verrucosos são relacionados e pode apresentar a variante da mesma doença, entretanto, devido ao risco da transformação neoplásica e sua aparência cosmética o ideal é remover durante  a infância com excisão e sutura primária.
Dra. Juliana Toma, Dermatologista

                                                                                                                                                  Este é um post colaborativo

11 comentários:

  1. Gente, eu NUNCA tinha ouvido falar de nevo sebáceo, nem em aula de biologia ou nada do tipo! Que loucura, como tem coisas que a gente nem sabe que pode ter... Fui procurar fotos no Google e acho que se tivesse tido algo parecido na adolescência ia entrar em pânico total, olha como esse tipo de informação é importante até mesmo pra gente saber como prosseguir, né?

    ResponderExcluir
  2. Nossa bem importante esse post.
    Eu nunca ouvi falar nesse nervo, e já vou pesquisar mais sobre, ver documentario e tals.. sou a louca da pesquisa kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa não sabia disso, adorei o post

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que existia isso! Achei o post muito útil! Bom para aprendermos que nem tudoé normal e precisamos ter muito cuidado com a nossa saúde!

    ResponderExcluir
  5. nao conhecia, como tenho pele mt oleosa já devo até ter tido algum e nem sabia hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Que isso, gente? Nunca vi, acredita? Achei o post bem útil, mas um pouco complicado. Talvez por causa do vocabulário técnico, não sei. Mas é interessante!

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito bom o post. Nunca tinha escutado.
    Passa la no blog também tem bastante coisa bacana.
    www.amorematernidade.com.br

    ResponderExcluir
  8. Postagem super informativa, nunca ouvi falar de Nevo Sebaceo

    ResponderExcluir
  9. Ótimo o post! Nunca li sobre isso! ;)

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia sobre isso, achei ótimo post.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir

Sem spam!
Deixe seu link para que eu possa retribuir a visita ♥

LUA SOARES
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL