Resenha - Livro Por Isso a Gente Acabou

segunda-feira, 18 de abril de 2016
Por Isso a Gente Acabou
Autor: Daniel Handler
Editora: Seguinte


Apesar de suas 362 páginas, Por Isso a Gente Acabou é um livro com narrativa rápida e contagiante.
Min Green é uma garota diferente. Apaixonada por filmes antigos e super discreta, acaba se relacionando com Ed Slaterton, um popular jogador de basquete de sua escola.
Repleto de ilustrações que retratam objetos e lembranças do relacionamento, o livro, que nada mais é que uma carta à Ed escrita por Min, conta detalhes dos dias vividos pelo casal e tudo o que os levou a terminar. Cada motivo.
Fugindo do clichê da garota que teve seu coração partido, Min coloca seu humor inteligente em cada situação e procura fazer com que Ed analise suas atitudes desde o início, forma com que conhecemos a história do casal. Min não descreve seus sentimentos de forma dramática, mas demonstra como sofreu e como tentou deixar de lado opiniões alheias sobre o relacionamento improvável.
Entre idas ao cinema, à casa de Ed e jogos de basquete, os dois fazem um plano que vai se desenvolvendo no decorrer da história, e ficamos ansiosos para a chegada deste momento e ver se dará certo.
Em muitos momentos Min faz referências com os filmes que gosta, momentos os quais fiquei um pouco perdida e sem conseguir acompanhar a história. Acredito que a intenção seria trazer ainda mais dinâmica ao livro, mas não aconteceu. Talvez Min seja cult demais.
Apesar disso, a leitura juvenil nos prende bastante, fazendo com que fiquemos esperando seu desfecho e descobrir o grande motivo do término, o qual me surpreendeu bastante.



Sinopse

Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica de Daniel Handler, nome verdadeiro de Lemony Snicket, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. 
Min Green e Ed Slaterton estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.
Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas desse romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou.
A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

11 comentários

  1. primeiro: adorei a capa do livro! e segundo: fiquei curiosa pelo motivo do término haha
    adorei o psot!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisei me segurar para não dar spoiler! Haha
      Procura pra ler que vale a pena :)

      Excluir
  2. Adoro ler, e esse livro já vai para minha lista!! Adorei !!
    http://qualonomemi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro ficou por muito tempo na minha wishlist, mas super valeu! Eu adorei a história.

      Excluir
  3. Eu já amei, sou apaixonada por livros! Vou procurar para comprar... Beijos <3

    www.blogsemprebella.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sounds like a great book, thx for the synopsis. Lovely blog here btw! Would you like to follow each other on GFC? Please let me know on my blog so I can follow back. Thank you.
    xox
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro ler, se eu pudesse teria uma verdadeira livraria em casa. Amei a sinopse fiquei interessada no livro ;)

    http://blogpriscillamartinez.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoraria ter uma livraria em casa, mas falta dinheiro e espaço haha

      Excluir
  6. Resenha maravilhosa amei a dica do livro sucesso seguindo
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir

Sem spam!
Deixe seu link para que eu possa retribuir a visita ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.